Atividades para Exercitar Percepção Visual Espacial


A percepção visual-espacial é a capacidade de perceber a posição de dois ou mais objetos em relação uns aos outros ou em relação ao seu próprio eu. Ela é quem dá a noção de espaço e localização mas também é responsável pela habilidade de reproduzir imagens visuais, habilidade da qual a criança precisará, principalmente, quando começar a ser alfabetizada. Ela também será importante para localizar direções em mapas, encontrar e memorizar locais e até mesmo organizar armários e prateleiras.

Normalmente não exercitamos essas habilidades nos nossos filhos ainda pequenos e por isso não conseguimos identificar possíveis deficiências e fraquezas. Só nos damos conta de que eles não são capazes de ter uma boa percepção visual-espacial quando tentam, sem sucesso, copiar os exercícios da lousa ou mesmo simples atividades na escola e aí identificamos um atraso no desenvolvimento.

Para exercitar e melhorar a habilidade de percepção visual-espacial de crianças com essa capacidade reduzida, podemos proporcionar atividades bem lúdicas e divertidas. Para crianças maiores, os jogos de sete erros são exercícios excelentes para praticar a percepção visual-espacial, mas em crianças menores precisamos de atividades bem lúdicas.

É essencial que até os 4 anos de idade a criança tenha a habilidade de copiar imagens visuais.

Em terapias ocupacionais usa-se o brinquedo Pulo do Gato. Ele é composto por peças e cartões. Cada cartão possui um cenário distintos, onde as peças estão posicionadas em diferentes lugares. O jogo funciona assim. Você apresenta um dos cartões para a criança e disponibiliza as peças para que ela reproduza a mesma imagem.

Resultado de imagem para jogo pulo do gato

Podemos recriar jogos com a mesma intenção e ir aumentando o nível de dificuldade.

Com palitinhos de sorvete coloridos, por exemplo, você pode construir imagens como triângulos e quadrados, com lados de cores diferentes, e a criança terá que reproduzir. Comece com apenas duas cores, depois vá aumentando o número de cores, assim eles se sentem estimulados a continuar. Lembre-se de sempre deixar o seu desenho de referência à disposição para ser copiado.

 

Com blocos de montar também é bem legal! Veja o vídeo que fizemos.

 

Vou deixar aqui mais algumas atividades para fazer e exercitar bastante a criançada!! Espero realmente que gostem do conteúdo e que consigam ajudar as crianças a melhorar suas deficiências em casa, com muito amor, respeito e paciência. Boa sorte!

O método montessori foi idealizado pela médica e educadora Maria Montessori e suas principais características são o desenvolvimento naturais social...pattern shape color match

MI MOCHILA DE RECURSOS: JUEGO LÓGICA-MATEMÁTICA Un pequeño reto para ellos, trabajar la viso-percepción, secuencias, categorías.... Disfruta viendo como se superan!

Ismerd meg a színeket! | Ovis játék webshop8 duplos, un pdf à imprimer plastifier, et c’est parti pour quelques minutes de liberté en vacances :) Correspondance terme à terme, repérage spatial … mais cette fois-ci, il s’ag…La chenille des couleursEnseñando a aprender. Aprendiendo a enseñar: Tableros de doble entrada con bloques lógicos

Previous Quarto Compartilhado: Meninos e Meninas
This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *